x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

11 h 56

Terça-feira, 23 Maio 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


03/07/2012

Inverno requer mais atenção com a saúde dos olhos

Médicos do Hospital Visão Laser dão dicas simples e eficientes para evitar doenças oftalmológicas; manter os óculos de graus limpos e o ambiente arejado pode prevenir as enfermidades mais comuns.

Temperaturas baixas, tempo seco e ar poluído. Esta combinação faz com que o inverno seja a estação mais propícia para o surgimento de doenças oftalmológicas como síndrome do olho seco e conjuntivite alérgica. “Mas, com alguns cuidados simples é possível prevenir os olhos de lesões e contaminações”, afirma o médico Marcello Colombo Barboza, diretor do Hospital Visão Laser e especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Segundo Marcello, é aconselhável manter o ambiente arejado, livre de poeira e umedecido. “O ideal é evitar o abuso de climatizadores e aquecedores. Ao climatizar o ambiente aumentando a temperatura, se reduz também a umidade, o que pode causar desconforto nas vias respiratórias e na mucosa ocular com ressecamento dos olhos e vermelhidão", explica.
 
Para deixar o local mais úmido são indicadas bacias de água no quarto e toalhas umedecidas. A umidade do ar deve permanecer em torno de 30 a 60%.  Lavar as mãos com frequência e evitar coçar os olhos também ajuda a mantê-los saudáveis.


Óculos e lentes

O médico especialista em oftalmologia Guilherme Colombo Barboza, diretor geral do Visão Laser, afirma que os óculos de grau devem estar sempre limpos, podendo ser lavados com detergente e água. “As lentes de contato precisam receber atenção redobrada, pois o ressecamento pode causar infecções”, alerta. Ainda de acordo com o especialista, é aconselhável usar óculos escuros mesmo em dias nublados, pois a emissão de raios como UVA e UVB praticamente não sofre alterações.

Os médicos orientam que, no caso de sintomas como vermelhidão, ardor, sensação de areia, visão borrada e coceira nos olhos, é preciso procurar um oftalmologista.

PS Comunicação

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011