x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

12 h 42

Quarta-feira, 23 08 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


24/07/2012

Chegada do inverno aumenta riscos de alergias oculares

Acompanhamento médico é fundamental para evitar sequelas.
 
As mudanças de temperatura, comuns neste período do ano em algumas regiões do País, aumentam em até 50% os casos de alergias oculares. “O problema pode atingir pacientes de todas as idades, causando reações imunológicas na córnea e conjuntiva, o que pode gerar a diminuição da transparência corneana e graves inflamações”. O alerta é da médica do ICB Oftalmologia, Carla Bastos.

A alergia ocular, também conhecida como conjuntivite alérgica, é uma infecção na conjuntiva (membrana que recobre o interior da pálpebra) causada por vírus e bactérias. De acordo com a especialista, entre os principais sintomas estão a coceira nos olhos, ardor, sensibilidade a luz, sensação de secura, dor na região ocular, vermelhidão, lacrimejamento e em alguns casos secreção na mucosa e edemas (inchaço) palpebrais ou da conjuntiva.
 
O tratamento é simples na maioria das vezes. Além do uso de colírios antialérgicos e lubrificantes, sob orientação médica, alguns cuidados especiais com a higiene das mãos e região afetada também podem auxiliar na reversão do quadro. De acordo com Carla Bastos, a dica serve também para evitar o contágio. “Lavar as mãos com frequência, lembrando-se de lavar o manípulo da torneira para evitar recontaminação, evitar coçar os olhos, expor a roupa de cama e travesseiros ao sol antes de usá-las, limpar o filtro do ar condicionado e evitar contato com ambientes sem ventilação diminui o percentual de propagação da doença”, aconselha.
 
A atenção também deve ser redobrada quanto a automedicação. “O procedimento pode camuflar inicialmente o problema, mas não sana os males que ele causa aos olhos e retarda o tratamento correto. É preciso um acompanhamento especializado. Caso já tenha feito uso de algum medicamento é necessário informar o médico”.

 
Sobre o ICB Oftalmologia

O ICB Oftalmologia foi inaugurado em janeiro de 2011, tendo à frente o renomado médico oftalmologista, Leonardo Akaishi, um dos maiores especialistas do País e presidente da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares (SBCII). Localizada no Edifício Pacini, na 915 Sul, a clínica possui uma estrutura completa, com 9 consultórios, sala de exames, aparelhos de última geração e médicos especializados no tratamento de glaucoma, doenças da córnea, transplantes, retina e cirurgias de catarata.

RP1 Comunicação Brasília

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011