x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

09 h 04

Sábado, 21 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


26/09/2012

Campanha no Rio de Janeiro oferece orientação e avaliação gratuita da saúde da visão

Foco da ação é educar sobre a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 60 anos, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Com o objetivo de orientar a população sobre as principais doenças da visão em pessoas com mais de 60 anos, entre elas, a principal causa de cegueira nessa faixa etária¹, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), acontece no dia 29 de setembro, no Rio de Janeiro, a campanha ‘Viver - Porque Ver é Viver’. Realizada no Hospital Universitário Pedro Ernesto, localizada no bairro Vila Isabel, a ação oferecerá cartilha educativa, orientação médica e exames gratuitos da saúde da visão, como retinografia digital e tomografia de coerência ótica - 3D (OCT).
 
Tais avaliações devem ser realizadas anualmente a partir dos 50 anos com um oftalmologista ou retinólogo (especialista em retina) para detecção precoce de doenças como degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata, glaucoma e retinopatia diabética, que atingem cerca de 10 milhões de brasileiros².
 
Dentre essas doenças, a DMRI pode levar à perda incapacitante da visão (conhecida como cegueira legal) em pouco tempo, até em dias ou semanas, se não identificada precocemente. Isso por que a doença compromete a mácula e produz uma mancha negra na visão central e detalhada. A DMRI atinge cerca de 3 milhões de brasileiros1, entretanto, muitos ainda a descobrem tardiamente por considerar a dificuldade da visão um processo natural do envelhecimento. “O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da DMRI, entretanto, nem sempre o paciente identifica os sintomas iniciais e, por isso, exames preventivos são essenciais”, esclarece o oftalmologista Ricardo Lima de Almeida Neves, chefe do serviço de oftalmologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Um teste simples e rápido, chamado Tela de Amsler (http://www.porquevereviver.com.br/amsler.pdf), é capaz de identificar os primeiros sinais de doenças da retina, o que é essencial para evitar as suas consequências.
 
A campanha ´Viver - Porque Ver é Viver’ é realizada pela Novartis desde 2009, com o apoio da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) e do Grupo Retina Brasil. O atendimento gratuito será oferecido para pessoas com mais de 50 anos, que apresentem os sintomas da DMRI ou que já tenham sido orientadas pelo seu médico. A ação irá beneficiar as primeiras 200 pessoas que agendarem seu horário presencialmente na Central de marcação de consultas do Hospital Pedro Ernesto, no térreo, das 8h às 17h.
 
 
Serviço

Campanha ‘Viver – Porque Ver é Viver’
Data: 29 de setembro de 2012 (sábado)
Horário: 9h às 15h
Local: Hospital Universitário Pedro Ernesto
Endereço: Boulevard 28 de Setembro, 77 - Vila Isabel - Rio de Janeiro (RJ)
Importante: o atendimento é limitado a 200 pessoas com 50 anos ou mais. É necessário levar carteira de identidade (RG).
Agendamento: deve ser realizado presencialmente na Central de marcação de consultas do Hospital Pedro Ernesto, no térreo, das 8h às 17h.
 
¹ Parecer da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo – Degeneração Macular Relacionada à Idade: Diagnóstico e Terapêutica.
² Parecer do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

In Press

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011