x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

22 h 47

Segunda-feira, 23 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


02/10/2012

H.Olhos recebe prêmio Destaque em Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

O H. Olhos (Hospital de Olhos Paulista) acaba de receber o prêmio “Destaque em Transplantes” da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo por ser uma das instituições que mais realizaram esse procedimento em 2012. A instituição foi destaque na capital nos transplantes de córnea com 150 cirurgias realizadas entre janeiro e agosto deste ano.

O título é uma espécie de ‘Oscar’ da categoria e premiou outras 13 instituições paulistas no Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos (27/9).

“Ganhar o prêmio Destaque em Transplantes consolida nossa posição como um dos mais completos centros oftalmológicos da América Latina. Nesta hora festiva, queremos dividir o importante reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo com os oftalmologistas, que confiam no hospital e trazem seus pacientes para serem operados aqui”, afirma Eduardo Barbosa, diretor-técnico do H.Olhos.

A declaração de Barbosa revela uma característica importante do H.Olhos – a de abrir espaço a médicos não integrantes do corpo clínico para atendimento em suas instalações. O hospital oferece a locação do seu espaço tanto a oftalmologistas quanto a empresas, que utilizam equipamentos de última geração, seja para cirurgia, diagnóstico ou consulta.
 

“Montar e manter um consultório ou uma clínica de olhos não é fácil, nem barato. Além de licenças, alvarás, atestados e laudos de todos os tipos, é preciso ter bons equipamentos oftalmológicos, programas de manutenção confiáveis e contratar pessoal qualificado. É um grande investimento já feito pelo H.Olhos que pode ser usufruído pelo oftalmologista”, explica o diretor-técnico.

Com 13 andares voltados para a oftalmologia, o H.Olhos tem consultórios; centros de cirurgia, de diagnóstico e de adaptação de auxílios ópticos; pronto-socorro, ala infantil; apartamentos para internação; áreas para tratamentos específicos de diversos problemas de visão e até espaço para eventos.

Nível internacional
O Estado de São Paulo atingiu, em 2011, a taxa média de 20,5 doadores de órgãos por milhão de população. Trata-se de um dos melhores índices do Brasil, similar, inclusive, ao de países de primeiro mundo, como a França (23,8) e Itália (21,6).

Na Região Metropolitana da Grande São Paulo, a taxa média é de 29 doadores por milhão de população, próximo à taxa da Espanha, modelo de sistema de transplantes para o mundo.

"Hoje o Estado de São Paulo tem um serviço de transplantes que é referência nacional e internacional e o prêmio vem incentivar os profissionais e os hospitais a manterem a qualidade e aperfeiçoarem cada dia mais este trabalho", disse o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Hospitais que mais realizaram transplantes em 2012 (janeiro a agosto)

Coração
Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP | 23 transplantes (capital)
Hospital das Clínicas Unicamp | 9 transplantes (interior)

Pulmão
Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade Medicina da USP | 18 transplantes (capital)

Pâncreas
Hospital Bandeirantes | 9 transplantes (capital)

Pâncreas/Rim
Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina | 19 transplantes (capital)
Hospital das Clínicas de Botucatu | 4 transplantes (interior)

Rim
Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina | 431 transplantes (capital)
Hospital das Clínicas da Unicamp | 59 transplantes (interior)

Fígado
Hospital Albert Einstein | 105 transplantes (capital)
Hospital das Clínicas da Unicamp |27 transplantes (interior)

Córneas
Hospital de Olhos Paulista |150 transplantes (capital)
Hospital Oftalmológico de Sorocaba | 1.502 transplantes (interior)

Hospitais que mais notificaram potenciais doadores de órgãos
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de USP | 60 notificações (capital)
Hospital de Base de São José do Rio Preto | 44 notificações (interior)

SPOTs que mais captaram doadores viáveis
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP | 38,1% dos doadores viáveis
Botucatu | 44,3% dos doadores viáveis

Porta-Voz Comunicação Estratégica

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011