x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

18 h 05

Quinta-feira, 23 Novembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


14/11/2013

Secretaria de Saúde leva atendimento oftalmológico à zona rural

A população que reside em localidades situadas na zona rural de Palmas será alvo de uma campanha da Secretaria Municipal de Saúde que tem por objetivo ofertar atendimento médico especializado nas próprias comunidades, através de mutirões. O projeto piloto será realizado a partir do dia 25 de novembro até 13 de dezembro, na especialidade de oftalmologia. Serão realizados consultas, exames e cirurgias de catarata e pterígio, entre outros procedimentos.
Os atendimentos serão feitos por duas clínicas credenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde – Clínica de Olhos Yano e Instituto Oftalmológico do Tocantins – que integram a rede pública. “Vamos levar recursos tecnológicos e profissionais especializados às comunidades rurais, propiciando às pessoas um acesso mais fácil e rápido aos serviços ofertados no âmbito do SUS”, afirma o secretário municipal de Saúde de Palmas, Nicolau Esteves.

Segundo o diretor de Regulação, Controle e Avaliação da Semus, Geraldo Xavier da Silva Júnior, a distância e as dificuldades de locomoção muitas vezes fazem com que as pessoas residentes da zona rural deixem de procurar atendimento com médicos especialistas na cidade de Palmas. Ele observa que, somente na especialidade de oftalmologia, o índice de desistência de consultas e exames agendados entre os moradores da zuna rural chega a mais de 30%.

O secretário municipal de Saúde, Nicolau Esteves, explica que a oftalmologia foi a especialidade escolhida para iniciar a campanha devido à grande quantidade de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos pendentes na rede pública de saúde. “Chegamos a ter uma demanda reprimida de quase seis mil procedimentos em oftalmologia. Com o credenciamento de novas clínicas, a partir de setembro, estamos reduzindo significativamente a lista de espera e pretendemos zerá-la”, afirma ele.

A expectativa é de que até 500 pessoas sejam atendidas no mutirão de oftalmologia, que acontecerá em datas distintas nas localidades de Santa Fé, Taquarussu Grande, Sargento Valter, Coqueirinho, Santa Terezinha, Jaú, Vão do Lajeado e São João. Para os atendimentos, serão utilizados veículos adaptados ou espaços cedidos pela comunidade.
Surgiu

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011