x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

18 h 25

Quarta-feira, 26 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


30/01/2014

Instituto de Oftalmologia de Curitiba oferece tecnologias e tratamentos para começar o ano cuidando da saúde



Não existe a hora certa para buscar o cuidado com o corpo e priorizar o bem-estar e a qualidade de vida. Mas é fato que, sempre que um ano começa, ele traz consigo a necessidade de uma revisão em todos os aspectos – desde as finanças até à saúde. É nessa época que as pessoas tiram um tempo para pensar nas consultas que vão fazer durante o ano e programam as visitas periódicas ao ginecologista, ao cardiologista, ao dermatologista, entre outras especialidades.

Entre estes profissionais, é importante não esquecer do oftalmologista. Especialmente se você faz parte do grupo de 36% dos brasileiros adultos que nunca foram a um médico desta especialidade, de acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma em 2012. A falta de cuidado diário com os olhos e fatores genéticos podem desencadear um grande número de doenças oculares que só são diagnosticadas por meio de exames de rotina. Por isso, é fundamental fazer uma visita periódica ao oftalmologista.

Doenças como o glaucoma, o ceratocone e a catarata devem ser tratadas desde o seu início para que possam ser controladas. O próprio glaucoma, se não descoberto em seu estágio inicial, pode levar à cegueira. A consulta com o médico também pode ajudar a descobrir a presença de erros refrativos como a miopia ou a presbiopia – popularmente conhecida como vista cansada – e seu tratamento pode melhorar muito a qualidade de vida do paciente.

Tecnologia a serviço da saúde

Graças às pesquisas científicas realizadas nas últimas décadas, hoje é possível contar com recursos de prevenção e de tratamento de doenças que antes não tinham cura. As próprias técnicas de cirurgias oculares refrativas a laser – disponíveis para combater doenças como a presbiopia, a miopia, a hipermetropia, além de doenças como a catarata, são exemplos de como a medicina evoluiu a serviço da saúde.

Segundo o diretor clínico do Instituto de Oftalmologia de Curitiba, dr. Luiz Geraldo Simões de Assis, em menos de dez minutos de cirurgia a laser é possível corrigir defeitos de refração que antes fariam com que a pessoa precisasse usar óculos pelo resto da vida. “Nos últimos anos, temos testemunhado centenas de casos em que o paciente se liberta da necessidade de óculos ou de lentes de contato e sente-se muito mais independente, alcançando uma visão até superior à que tinha antes da necessidade de óculos”, explica o oftalmologista.

Um exemplo de como um único procedimento é capaz de proporcionar uma recuperação de diversos problemas é a cirurgia da catarata. “A Facoemulsificação, usada pelo Instituto de Oftalmologia de Curitiba para tratar a catarata, é feita com uma pequena incisão e anestesia tópica, ou seja, somente com o uso de colírios”, detalha o médico. Além de implantar uma lente intraocular que recupera a visão que vinha sendo perdida com a doença, ainda é possível corrigir alguns erros como a hipermetropia, que o paciente apresentava antes do desenvolvimento da catarata.

Segundo o médico, além das técnicas cirúrgicas, o que vem revolucionando o tratamento destas doenças são os progressos na medicina diagnóstica. Por meio de equipamentos avançados, é possível hoje realizar um mapeamento do olho, identificando possíveis deformidades. “A utilização de mecanismos como o Topolyzer permite medições acuradíssimas, que oferecem ao laser as configurações exatas sobre a correção que precisa ser realizada”, aponta.

Para saber mais sobre esta e outras técnicas de diagnóstico e tratamento de doenças oculares disponíveis no IOC, basta visitar o site www.ioc.med.br ou agendar uma consulta.

Serviço:

Instituto de Oftalmologia de Curitiba – IOC

www.ioc.med.br

Av. Getúlio Vargas, 1.500 – Rebouças

(41) 3322-2020



Paranashop

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011