x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

17 h 55

Quinta-feira, 13 Dezembro 2018

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


19/05/2014

Novo site traz teste de visão gratuito e informações sobre doenças da retina para população

São Paulo, 19 de maio de 2014 - A Novartis acaba de lançar o portal “Doenças da Retina”, com o intuito de conscientizar a população sobre as maiores causas da cegueira e como preveni-las. O site traz informações sobre os sintomas, dicas para manter a saúde dos olhos no dia a dia e também o Teste de Visão. A chamada “Tela de Amsler” funciona de forma simples: posicionado a 20 cm de distância da tela, basta fixar a visão no quadrado preto que está no centro da figura, e aqueles que enxergarem distorções devem procurar um especialista para o correto diagnóstico. O teste é capaz de identificar os primeiros sinais de doenças da retina, o que é essencial para evitar as suas consequências.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% de toda a cegueira no mundo poderia ser evitada, através de cuidados básicos como exame clínico e testes complementares. A maior causa de cegueira em pessoas de idade economicamente ativa é o Edema Macular Diabético (EMD)1, consequência da Retinopatia Diabética. Já após os 60 anos, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) torna-se a principal causa da perda de visão2.

O portal ainda explica a diferença entre o oftalmologista, oftalmologista especialista em retina e o uveólogo. E fique atento: a Tela de Amsler não substitui as consultas que as pessoas com 50 anos ou mais e os pacientes diabéticos devem realizar anualmente com um oftalmologista especialista em retina.

Para fazer o teste e ter acesso a todas as informações basta acessar o endereço: www.doencasdaretina.com.br

 Referências:

1. Saaddine JB, et al. Projection of diabetic retinopathy and other major eye diseases among people with diabetes mellitus. United States, 2005-2050. Archives of Ophthalmology. 2008;126:1740-1747.

2. Recomendações da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) sobre o tratamento intraocular quimioterápico com antiangiogênicos para degeneração macular relacionada a idade (DMRI) do tipo úmida ou exsudativa. Disponível em: http://formsus.datasus.gov.br/imgarq/9377/1197386_109706.pdf

 
Sobre Novartis

A Novartis oferece soluções de saúde inovadoras que atendem às necessidades em constante mudança de pacientes e da população. Com sede em Basileia, na Suíça, a Novartis oferece um diversificado portfólio de medicamentos inovadores; cuidados com os olhos; medicamentos genéricos de baixo custo; vacinas preventivas e ferramentas de diagnóstico; medicamentos isentos de prescrição e saúde animal. A Novartis é a única empresa global com posição de liderança em todas essas áreas. Em 2013, as operações do Grupo atingiram vendas líquidas de US$ 57,9 bilhões, enquanto cerca de US$ 9,9 bilhões foram investidos em pesquisa e desenvolvimento. As empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 136.000 colaboradores e operam em mais de 140 países ao redor do mundo.

Mais informações, www.novartis.com.br

Contatos
Nara Zarino – Novartis Pharma

S2Publicom
(11) 3531-4964 / (11) 3027-0200

E-mail: nara.zarino@s2publicom.com.br
 

S2publicom

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011