Segunda-feira, 25 Janeiro 2021
![]() |
Você é louca por dietas e sempre recorre a elas para acabar de vez com aqueles quilinhos indesejáveis que a balança insiste em apontar? Pois é bom ficar atento a que tipo de dieta que você está adotando. Segundo o médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF) Renato Tolazzi, dietas muito exagerada na restrição de gordura podem causar deficiências.
“Há inúmeras dietas, umas mais famosas, outras nem tanto. Há aquelas que excluem os carboidratos, outras que eliminam as gorduras totalmente do cardápio. Mas é bom que todos saibam que a gordura é super importante para a absorção de vitaminas, as chamadas lipossolúveis, que são as vitaminas A, B, E e K. Então, se a pessoa tiver deficiência da vitamina A, por exemplo, ela pode ter graves problemas, um deles é a cegueira”, lembra o especialista.
A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal, como ovo, leite e derivados, e fígado. Outra forma de obter essa vitamina é através de alimentos ricos em carotenoides, como por exemplo batata-doce, abóbora, beterraba, mamão papaia, manga, brócolis, espinafre e caju.
Para o doutor Renato, dietas muito restritivas podem acarretar danos de médio a longo prazo. “Nas dietas, a restriçao deve ser na quantidade e não na qualidade. Você deve diminuir a ingestão de gordura, mas nunca zerá-la. A restrição deve ser parcial. Pessoas que não ingerem gordura podem vir a ter cegueira noturna, ou seja, dificuldade para enxergar em ambiente pouco iluminado, além de olho seco, manchas na conjuntiva e problemas na córnea”, explica.
De acordo com o especialista, uma alimentação equilibrada é o melhor remédio para cuidar da saúde dos olhos. “A dica é incluir na dieta alimentos ricos em vitamina A e manter o check-up sempre em dia”, resume.
Sobre Renato Tolazzi
Renato Tolazzi é médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Olhos de Londrina (PR). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares e da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria.
Serviço:
IMOF – Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu
Endereço: Avenida Marechal Floriano, 1600 – Centro – Foz do Iguaçu / PR
Telefones: (45) 3523-5775 / (45) 3025-1444
Site: http://www.imof.com.br/
Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR