x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

22 h 49

Segunda-feira, 23 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


25/06/2014

Síndrome do Olho Seco: entenda porque ela ataca mais durante o inverno

Os cuidados com os olhos devem ser mantidos na estação mais fria do ano, pois é no inverno que surgem problemas como a Síndrome do Olho Seco. Mesmo não sendo exclusividades deste período do ano, é justamente com o frio que esta doença ganha força, já que ficamos suscetíveis aos fatores que desencadeiam esta enfermidade.

O médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF), Renato Tolazzi, enumera quais são estes fatores. "A queda de temperatura, aliada com a baixa umidade e com o resfriamento do ar principalmente. Quem sofre com alergias precisa tomar ainda mais cuidado".

O que é a Síndrome do Olho Seco

 A Síndrome do Olho Seco é uma deficiência na produção de lágrimas pelos olhos. Seja pela quantidade ou pela qualidade do que é produzido pelo organismo, a sensação é de que existe um pouco de areia dentro dos olhos, além de outros sintomas que Dr. Tolazzi acrescenta. "É comum sentir as pálpebras pesarem, os olhos ficarem vermelhos e a visão ficar um pouco embaçada quando se faz algum tipo de esforço para enxergar algo. Muita luz também pode irritar a vista nestes casos."

O médico oftalmologista do IMOF explica que muitos confundem esses sintomas com outras enfermidades, justamente pelo grande número de fatores envolvidos. "Não é raro as pessoas confundirem com algum outro tipo de infecção ou mesmo alergia. Por isso mesmo é preciso consultar um especialista e, assim, chegar no melhor diagnóstico".

Dr. Renato Tolazzi alerta sobre o perigo que essa doença representa: "Ela pode causar desde inflamações até uma úlcera de córnea, além de alguns tipos de infecções mais pontuais. Em casos mais graves, pode ocorrer ainda redução de visão" alerta o médico.

Prevenção acima de tudo

 Dr Tolazzi explica que os pelos de roupas que estão guardadas há muito tempo, assim como cobertores e mantas que ficam nos armários, acabam se soltando e irritam os olhos - isso sem contar com os ácaros. Para o especialista, o correto seria prevenir a chegada do inverno lavando bem e secando ao sol. "É preciso evitar todo e qualquer acúmulo de poeira dentro de casa e, para dormir, o quarto precisa estar bem arejado e umedecido" explica Dr. Renato Tolazzi, que aconselha ainda evitar ambientes climatizados.

Para os usuários de lentes de contato, Dr. Tolazzi recomenda que o ideal é evitar o uso de lentes de alta hidratação. "O melhor é o usuário lubrificar preventivamente os olhos aumentar um pouco mais os cuidados com a higiene das pálpebras".

A função da lágrima

 O Dr. Renato Tolazzi explica que as lágrimas são a maneira natural de lubrificação dos olhos. " Elas servem para proteger a superfície ocular contra muitas infecções e contra a sujeira e a poeira. Quando há alguma deficiência nessa produção, é preciso consultar um oftalmologista para detectar a causa. Somente ele pode indicar um colírio adequado para solucionar o problema" conclui.

Sobre Renato Tolazzi
Renato Tolazzi é médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Olhos de Londrina (PR). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares e da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria.

Sobre o IMOF
O Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF) é um centro de referência no tratamento de doenças oculares com equipamentos de última geração para avaliação e cirurgias. O IMOF tem no comando o doutor Renato Tolazzi, que atua profissionalmente em Foz do Iguaçu há 13 anos e promete uma oftalmologia especializada, com uma equipe capacitada para o atendimento dos pacientes.

Além de consultas, exames, cirurgias, testes e adaptação de lente de contato, o IMOF traz novidades no tratamento de retina, como o tratamento quimioterápico com antiangiogênico.

O Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu atende os seguintes convênios: Unimed, Furnas, Itaipu Binacional e Sanepar.

Serviço:

IMOF - Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu
Endereço: Avenida Marechal Floriano, 1600 - Centro - Foz do Iguaçu / PR
Telefones: (45) 3523-5775 / (45) 3025-1444
Site: 
http://www.imof.com.br/
Fonte: Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação



Paranashop

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011