x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

18 h 06

Quinta-feira, 23 Novembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


14/08/2014

Aprenda como escolher o seu óculos de grau corretamente



Achar um novo óculos de grau vai além da estética da armação. A saúde dos olhos precisa estar em primeiro lugar, pois é a qualidade da lente que vai deixar sua visão em boas mãos e evitar que outros problemas surjam. Mas, como fazer para escolher o óculos ideal e da maneira correta?

Renato Tolazzi, médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF), criou um roteiro que ajuda  na escolha do tipo de lente e da  armação, de acordo com cada necessidade.

Especialista oftalmologista sempre
“O primeiro e mais importante passo é consultar um oftalmologista. Somente ele poderá fazer uma real avaliação da saúde dos olhos” explica Dr. Renato Tolazzi, que faz questão de apontar a importância de um diagnóstico completo com um especialista, já que apenas desta maneira é possível determinar o grau correto dos óculos.

Lente em uma ótica de confiança
Se a escolha da armação é importante, a lente é mais ainda. Por isso, Dr. Renato Tolazzi recomenda levar a receita do oftalmologista para uma ótica e analisar se é possível confeccionar a lente indicada pelo médico com a armação que mais agrade ao paciente.

“É bom verificar se a armação  é compatível com o que foi prescrito. Alguns modelos de lente podem não ser adequados para algumas armações. O ideal é buscar a informação antes de mandar produzir o óculos”.

Dr. Renato Tolazzi explica que é possível optar por lentes antirreflexo, que diminui os reflexos indesejáveis e é indicado para quem quer mais  segurança para dirigir pela noite, e o  antirrisco, que é mais durável e diminui a difusão da luz.  

Outro detalhe que Dr. Renato Tolazzi aponta para escolher uma lente é ver qual é a resistência dela com relação às quedas e qual é o grau de  proteção contra raios ultravioletas.

As lentes fotossensíveis,  são bem úteis na opinião do especialista: “para  o cotidiano, é ideal. Com essas lentes há uma melhor performance e o conforto visual da lente, que muda gradualmente de acordo com a lumiosidade, é mais adequada para o paciente” explica Dr. Renato, que lembra ainda sobre a proteção que essas lentes possuem contra os raios UV.

Escolhendo a armação
Neste ponto, Dr. Renato Tolazzi explica que o gosto pessoal é o que manda: ”a personalidade determina qual será o modelo.  Não há algo específico, pré-determinado para os formatos de rosto. Uma vez com a lente correta, receitada pelo oftalmologista e com uma lente que atenda as expectativas, o que vale na armação é o gosto pessoal do paciente com uma forma anatômica acima do nariz, cuja ponte precisa ser bem confortável e firme.

Mantendo os óculos em ordem
A manutenção é outro ponto levantado pelo Dr. Renato Tolazzi. “Uma avaliação a cada três meses, no máximo, em uma ótica, garante a estabilidade da armação e a limpeza  das lentes. É importante manter a armação sempre bem alinhada” explica.

Com o uso, é normal os óculos começarem a cair muito, perderem a sua firmeza e começarem a ficar largos. A consulta com um oftalmologista também deve ser frequente, para um melhor  monitoramento do grau que pode ficar defasado.

Sobre Renato Tolazzi
Renato Tolazzi é médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Olhos de Londrina (PR). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares e da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria.

Sobre o IMOF
O Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF) é um centro de referência no tratamento de doenças oculares com equipamentos de última geração para avaliação e cirurgias. O IMOF tem no comando o doutor Renato Tolazzi, que atua profissionalmente em Foz do Iguaçu há 13 anos e promete uma oftalmologia especializada, com uma equipe capacitada para o atendimento dos pacientes.

Além de consultas, exames, cirurgias, testes e adaptação de lente de contato, o IMOF traz novidades no tratamento de retina, como o tratamento quimioterápico com antiangiogênico.

O Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu atende os seguintes convênios: Unimed, Furnas, Itaipu Binacional e Sanepar.

Serviço:
IMOF – Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu
Endereço: Avenida Marechal Floriano, 1600 – Centro – Foz do Iguaçu / PR
Telefones: (45) 3523-5775 / (45) 3025-1444
Site: http://www.imof.com.br

Paranashop

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011