x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

09 h 22

Terça-feira, 25 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


06/10/2014

Transitions aproveita o “Dia Mundial da Visão” para alertar sobre a importância de cuidar da saúde dos olhos

Hoje até 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se as doenças visuais fossem diagnosticadas previamente

O Dia Mundial da Visão, comemorado em 10 de outubro, é um data que existe para lembrar as pessoas sobre a importância e a necessidade de cuidar da saúde visual. Muitas pessoas costumam ir ao oftalmologista apenas quando já estão com algum problema de saúde a fim de remediar a doença. Mas essa não é a postura mais adequada: uma atitude preventiva pode fazer toda a diferença, principalmente porque muitos problemas oculares são silenciosos e só são identificados apenas em consultas de rotina.

De acordo com os últimos dados divulgados sobre saúde visual pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2013 –, há 285 milhões de pessoas no mundo com deficiências visuais, sendo 39 milhões cegas. Estes são números expressivos, especialmente se considerarmos que a visão é um dos principais sentidos e sua perda exige uma verdadeira transformação nestas vidas. Os especialistas alertam que até 80% destes casos poderiam ser evitados.

Por esse motivo, a Transitions Optical, em parceria com a Dra. Marcia Beatriz Tartarella, médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica Latino-América, aproveita o Dia Nacional da Saúde para dar algumas dicas fundamentais para preservar a saúde dos olhos: 

 · Para evitar doenças, como catarata precoce, que pode ser desenvolvida desde a infância devido à exposição solar intensa, sem proteção, é recomendado o uso de óculos com lentes que contenham fatores de proteção UV, não só para adultos, como para crianças também.  “Os estudos demostram que a exposição ocular à radiação ultravioleta tem um efeito acumulativo, podendo ocasionar catarata, degenerações de retina e mácula, alterações da superfície externa ocular - como o pterígeo -, e até neoplasias oculares - como tumores de superfície ocular ou melanomas intraoculares”.

· É importante que as pessoas fiquem atentas aos cuidados com os olhos não só durante a exposição intensa ao sol no verão, pois os raios UV estão presentes ao longo do ano com maior ou menor intensidade. A médica alerta também que optar por armações com lentes fotossensíveis pode ser uma opção para dias em que o sol está entre nuvens, por exemplo, já que as radiações conseguem ultrapassar as barreiras e alcançam a visão da mesma forma. Este tipo de lente ajusta a quantidade de luz que chega aos olhos.

· 
No caso de queimaduras nos olhos, que podem surgir após atividades ao ar livre, como empinar pipas ou jogar bola, dicas caseiras podem evitar danos maiores: ao primeiro sinal de vermelhidão, lacrimejamento e dor faça compressas com água filtrada ou soro fisiológico gelado. Persistindo os sintomas, procure um oftalmologista.

· Para aqueles que usam óculos é essencial não deixar que o grau fique defasado, já que isso pode causar sono ou cansaço na leitura, gerando desconforto visual.

· Para prevenção da síndrome do olho seco, no caso de profissionais que trabalham com computadores em ambiente fechado, a recomendação é que, principalmente durante o inverno, quando a síndrome é mais comum, esses indivíduos adquiram o hábito de piscar mais vezes em frente ao computador. A dica é uma maneira de minimizar a ocorrência da doença.

· Consulte um oftalmologista regularmente, com frequência de pelo menos uma vez ao ano.

 Essas e outras dicas você encontra no www.guiadeoculos.com.br

 

Acesse também nossas redes sociais:

facebook.com/TransitionsBrasil, instagram.com/transitions_br, twitter.com/transitions_br

 
Sobre a médica:

A professora e doutora Marcia Beatriz Tartarella é médica oftalmologista com doutorado e mestrado pela UNIFESP, onde fez sua graduação, residência e pós-graduação. É membro da diretoria da SOPLA – Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina e especialista em Catarata Congênita e Oftalmopediatria pela UNIFESP

 Sobre a Transitions Optical

 A Transitions Optical é líder mundial na produção de lentes fotossensíveis (adaptáveis) para os fabricantes ópticos em todo o mundo. Em 1990, foi pioneira na fabricação e comercialização de lentes adaptáveis de resina. Como resultado do seu investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a Transitions Optical oferece uma ampla variedade de produtos, estabelecendo novos parâmetros de performance em proporcionar cada vez mais conforto e proteção UV para a visão. Liderança de produto, foco no consumidor e excelência operacional fizeram da Transitions ® uma das marcas mais reconhecidas do ramo óptico. A Transitions Optical é ganhadora do Gallup “Great Workplace Award” em 2013. Para mais informações sobre a empresa e sobre as lentes Transitions, acesse: transitions.com.br


Ideal Comunicação

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011