x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

09 h 49

Quarta-feira, 20 09 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


13/10/2014

COMO SEUS OLHOS PODEM REVELAR DOENÇAS

Os olhos não são apenas as janelas da alma. Eles podem sinalizar a presença de males silenciosos e, sobretudo, perigosos à saúde do indivíduo

Sensação de olho arregalado, dilatação anormal da pupila, ressecamento dos olhos, alterações no fundo de olho, visão dupla ou mudança de coloração na conjuntiva ocular. Estes são sintomas aparentemente banais, mas que podem sim, revelar sérias doenças como, hipertireoidismo, distúrbios hormonais, alterações neurológicas ou problemas cardiovasculares.

 

Segundo o oftalmologista Richard Yudi Hida, as variações em algumas estruturas oculares podem indicar alterações no sistema cardiovascular, alterações auto-imunes e até problemas neurológicos graves. “O fundo do olho, chamado de retina, é a única região do corpo em que podemos visualizar os vasos sanguíneos de forma direta. O nervo óptico é considerado um prolongamento do sistema nervoso central e é possível visualizá-lo através do exame de fundo de olho. Portanto, quaisquer alterações que afetem tais estruturas, direta ou indiretamente, podem ser visualizadas por meio do exame oftalmológico e com equipamentos especializados”, explica Hida.

 

Quais seriam então, as principais enfermidades que os olhos podem revelar? Dr. Richard elenca abaixo, os sinais de que algo não está bem com a saúde e as suspeitas de algumas doenças. “É indispensável consultar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano com o intuito de prevenir tanto a cegueira, quanto acompanhar doenças através de exame especializado”, alerta.
 
OLHOS AMARELADOS: Possíveis problemas ligados ao fígado.
OLHOS VERMELHOS: Qualquer tipo de inflamação nos olhos, alterações de coagulação ou hipertensão arterial sistêmica.
OLHOS CAÍDOS: Lesão neurológica por qualquer doença sistêmica.
PUPILA DILATADA: Lesão neurológica por qualquer doença sistêmica.
COCEIRA NOS OLHOS: Alergia, atopia, rosácea, ou qualquer problema dermatológico localizado.
VISÃO DUPLA: Lesão neurológica por qualquer doença sistêmica (tumor craniano, acidente vascular, trauma ou hiperglicemia).
OLHOS SALTADOS: Possíveis distúrbios da tireóide ou tumores oculares.
CEGUEIRA MOMENTÂNEA: Lesão neurológica por qualquer doença sistêmica (tumor craniano, acidente vascular, trauma ou hiperglicemia, oclusão venosa, hipertensão arterial).
VISÃO BORRADA: Diabetes, hipertensão arterial sistêmica, oclusões vasculares ou lesões neurológicas por qualquer doença sistêmica.
OLHO SECO: Disfunções hormonais, doenças reumatológicas, Síndrome de Sjogren, alergia, atopia, entre outros.
TREMOR NAS PÁLPEBRAS: Estresse ou Síndrome do usuário do microcomputador.

 

 

Sobre Dr. Richard Yudi Hida
Dr. Richard Yudi Hida é um dos maiores cirurgiões oculares reconhecido mundialmente. Há quase 20 anos, Dr. Richard Yudi Hida atua na área de oftalmologia clínica e cirúrgica, no tratamento das mais variadas doenças visuais.
O profissional é especializado em oftalmologia pelo Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo.
Foi Fellow nas 2 melhores Universidades do Japão (Keio University- School of Medicine e Kyorin University) onde dominou várias áreas da oftalmologia cirúrgica.
Atualmente, é chefe do Setor de Catarata do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, responsável por cerca de 500 cirurgias por mês. É também diretor técnico do Banco de Tecidos Oculares da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, responsável por coordenar a distribuição de tecidos oculares para transplante desta instituição. O profissional ainda é membro da equipe de Transplante de Córnea da Santa Casa de São Paulo.
É médico voluntário, colaborador e membro do Grupo de Estudo em Superfície Ocular do Departamento de Oftalmologia da Universidade de São Paulo (USP), responsável por orientar inúmeras pesquisas internacionais sobre tratamento e diagnóstico de doenças da superfície ocular.

Dezoitocom

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011