x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

19 h 19

Segunda-feira, 11 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


19/11/2014

Doenças degenerativas da retina que podem causar cegueira serão discutidas em São Paulo

Evento promovido pela Retina Brasil será realizado em 29 de novembro e terá a participação de especialistas e representantes do governo federal

A Retina Brasil, associação de pacientes portadores de doenças degenerativas da retina, realiza em 29 de novembro o 1º Fórum Unindo Forças na Luta contra a DMRI, na Câmara Municipal de São Paulo. Com expectativa de público de 250 pessoas, entre especialistas e população, o evento tem como objetivo discutir e orientar familiares e pacientes portadores de doenças da retina sobre as novidades de tratamento, estudos clínicos e pesquisas no campo da genética, além de esclarecer dúvidas sobre as distrofias retinianas. Dentre elas encontram-se a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), retinose pigmentar, síndrome de Usher, entre outras.

“Portadores de doenças degenerativas da retina, além de enfrentar os problemas físicos, precisam lidar com os enormes efeitos emocionais, sociais e econômicos causados pela perda visual e cegueira provenientes da doença. Atualmente, cerca de três milhões de brasileiros acima de 65 anos sofrem de DMRI em diferentes estágios de evolução e justamente por isso é tão importante a divulgação e disseminação da informação, pois o diagnóstico precoce é a única maneira de impedir a progressão da perda visual”, explica a presidente da Retina Brasil, Maria Julia Araújo.

DMRI é a doença mais comum entre as doenças degenerativas e ocorre, geralmente, após os 55 anos. A degeneração afetaa mácula (área central da retina), acarretando a perda gradual da visão central, responsável pela leitura, identificação de detalhes e cores, culminando na cegueira legal (quando a visão corrigida do olho é de 20/200, ou seja, o indivíduo enxerga apenas a uma distância de seis metros).

O evento terá palestras de representante da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e de especialistas em oftalmologia, genética clínica e eletrofisiologia ocular, que abordarão questões como o implante retiniano ou ’chip eletrônico’, terapia das células encapsuladas, mitos e verdades sobre a terapêutica com células-tronco e acesso aos tratamentos.

O Fórum Unindo Forças na Luta contra a DMRI é gratuito e não é necessária a inscrição antecipada. Confira a programação completa em www.retinabrasil.org.br.

Serviço:

Fórum Unindo Forças na Luta contra a DMRI

Data: 29 de novembro

Horário: 9h às 13h

Local: Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – Auditório Prestes Maia - São Paulo/SP

Informações: www.retinabrasil.org.br 

RS Press

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011