x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

09 h 35

Terça-feira, 25 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


10/12/2014

Laser de Femtosegundo: A tecnologia a favor dos olhos

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a catarata é uma das principais causas de cegueiras do mundo, principalmente entre os idosos. De acordo com a OMS, a doença atinge 17% das pessoas entre 55 e 65 anos, 47% das que têm entre 65 e 75 anos e 73% das que têm mais de 75 anos. No Brasil, a catarata é responsável por cerca de 350 mil casos de cegueira por ano, sendo 18 milhões em todo o mundo.
 
No entanto, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a catarata é um dos poucos problemas oculares cuja cegueira pode ser reversível, por meio da realização de procedimento cirúrgico, que pode recuperar praticamente 100% da visão. No Brasil, o acesso à cirurgia, considerada tecnicamente rápida e de risco baixo (porém complexa), ainda é precário mesmo com a técnica convencional. Enquanto nos países desenvolvidos são realizadas cinco mil cirurgias por milhão de habitantes, ao ano, o Brasil não chega nem ao mínimo aceitável de três mil cirurgias. 
 
O procedimento cirúrgico é a única opção de tratamento à doença, já que a cura só é possível com a troca do cristalino e a recuperação, geralmente, ocorre dentro de uma a duas semanas. Atualmente, existem três práticas cirúrgicas utilizadas: a extração extra-capsular (técnica antiga, empregada em casos raros), a facoemulsificação convencional, e a cirurgia mais moderna de facoemulsificação com a utilização de laser de femtosegundo. A facoemulsificação é uma técnica avançada na qual se faz uma pequena incisão na córnea, de cerca de 3 mm, onde é aspirado o cristalino doente e depois implantado a lente intraocular. Recentemente, parte da cirurgia é realizada com a utilização do laser com maior precisão e reprodutibilidade, e, consequentemente, maior segurança ao paciente e ao médico. 
 
Já o laser de femtosegundo é um tipo de laser, que permite a realização de uma cirurgia ainda mais precisa e com melhor resultado final. As complicações das cirurgias de catarata eram geralmente relacionadas a erros de cálculo da lente, complicações durante e após o procedimento, mas com o femtosegundo tais preocupações diminuem muito. Outro benefício, é que a utilização do laser faz com que o posicionamento do implante das lentes intraoculares seja mais reprodutível e, com isso, a cirurgia se torna mais segura, corrigindo pequenos detalhes que antes não estavam acessíveis à mão humana. Nesse sentido, o posicionamento da lente intraocular mais reprodutível, junto com a experiência do cirurgião, aumentam as possibilidades do paciente dispensar o uso de óculos para longe e/ou perto.
 
Além disso, as vantagens se estendem tanto para o paciente quanto para o cirurgião. Este tipo de procedimento traz uma maior previsibilidade nos resultados, recuperação rápida e boa qualidade de visão já no pós-operatório precoce.

Dr. Richard Yudi Hida
Oftalmologista, Chefe do Setor de Catarata do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo e Diretor Técnico do Banco de Tecidos Oculares da mesma instituição.

Dezoitocom

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011