x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

05 h 24

Quarta-feira, 13 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


12/01/2015

TOXOPLASMOSE OCULAR: QUAIS OS RISCOS DURANTE A GESTAÇÃO?

A Toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. A doença pode causar diversas alterações no organismo e seu parasita pode ser contraído de duas formas: por meio da ingestão de alimentos contaminados, como verduras, legumes, água e carnes mal cozidas, ou por meio da passagem do parasita pela placenta da gestante.

 

No caso da toxoplasmose ocular, ocorrem lesões na parte anterior do olho, chamada uveíte anterior. Essa forma é leve e geralmente não deixa grandes sequelas se tratada corretamente. Já a forma mais grave são as lesões da retina e da córnea, denominada de coriorretinite ou uveíte posterior. Segundo o oftalmologista Richard Yudi Hida, as lesões podem acometer os dois olhos e cada olho pode ter uma ou várias lesões.

 

Mas e durante a gestação, quais os riscos que a doença pode causar? Para o ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, se a mulher for contaminada durante a gravidez, há chances de transmitir a doença para o bebê, ocasionando assim, a toxoplasmose congênita. “O risco de infecção fetal está relacionado à idade gestacional na qual a gestante se infectou, sendo maior no terceiro trimestre e período periparto (até 80%). Porém, apesar de ser mais difícil transmitir no primeiro trimestre, quando a soroconversão ocorre neste período, o risco de lesões fetais graves é maior nas infecções maternas precoces e o risco de manifestações clínicas até os três primeiros anos de vida é de 75%. Por outro lado, se teve contato antes com o protozoário e não estava em período gestacional, não transmitirá a doença para o filho”, explica o especialista.

 


Dezoitocom

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011