x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

00 h 03

Quinta-feira, 21 09 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


08/01/2015

Dieta de verão faz enxergar melhor

Durante o verão, quando os pratos quentes cedem lugar às saladas, nada melhor do que saber que os alimentos ingeridos fazem muito bem à saúde e, especialmente, aos olhos. É o que afirma o cirurgião-oftalmologista Renato Neves, presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, quando ensina seus pacientes a preparar uma receita refrescante. A salada para enxergar bem deve acompanhar um salmão ou atum grelhado durante as refeições e leva um maço de espinafre cortado, seis folhas frescas de alface, duas cenouras raladas, uma berinjela pequena levemente cozida e cortada em cubos, um maço de brócolis, cubinhos de pimentão sem pele (amarelo, verde e vermelho), seis unidades de couve-de-bruxelas, sementes de linhaça dourada e castanhas-do-pará trituradas. 
 
“Essa salada tem ingredientes ricos em nutrientes importantes para a visão e pode ser temperada com um molho igualmente especial para enxergar bem. Ele deve ser preparado com óleo de canola, suco de limão, vinagre de maçã, mostarda de Dijon, um filé de anchova ralado, uma gema de ovo e queijo parmesão. Trata-se de uma refeição excelente não só para os dias de verão, mas para o ano inteiro”, diz Neves. 
 
O médico afirma que o verão é a melhor estação para fazer mudanças importantes nos hábitos alimentares, já que a exposição ao sol deixa as pessoas mais vaidosas e preocupadas com o bem-estar físico, além de facilitar a adoção de alimentos frescos. “As pessoas deveriam aproveitar a disposição de começar um novo ano com atitudes mais positivas e se comprometer com a diminuição da ingestão de carboidratos, alimentos gordurosos, carne vermelha, embutidos, açúcar e sal. O excesso de sódio na dieta é um grande vilão da saúde, favorecendo o desenvolvimento de catarata na terceira idade. É importante consultar as embalagens e dar preferência a alimentos com sódio reduzido”.
 
De acordo com o oftalmologista, outro ponto fundamental é acrescentar mais peixes às refeições, principalmente os enriquecidos de ômega 3, como salmão, atum, sardinha e bacalhau. Habituar-se a comer mais frutas e saladas também é importante, já que aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis e luteína também traz vários benefícios para a saúde ocular.  “Alimentos antioxidantes combatem o envelhecimento precoce e ainda doenças como degeneração macular, catarata e olho seco. Sendo assim, vale a pena ingerir mais frutas de várias cores e verduras de tonalidade verde-escuro (espinafre, couve e brócolis), já que contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres”.
 
Ovos, milho verde, mamão, laranja e kiwi também contêm luteína, substância fundamental no combate à degeneração macular relacionada à idade. “A esses alimentos, acrescentamos cenoura e abóbora, que também são ricas em vitamina A e contêm muita vitamina C”, diz Neves. Por fim, o médico aconselha a seus pacientes incluir mais castanhas, linhaça e óleo de canola às receitas em geral, porque têm o poder de prevenir a síndrome do olho seco, muito frequente nas grandes cidades e na terceira idade. “Além de fazer bem para a saúde geral, uma dieta equilibrada comprovadamente tem o poder de adiar ou ainda atenuar doenças oculares. Por isso é tão importante incluir a alimentação saudável nas decisões de começo de ano”. 
 
Fonte: Prof. Dr. Renato Neves, cirurgião-oftalmologista com mais de 60 mil cirurgias oculares realizadas, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (SP), membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Academia Brasileira de Oftalmologia. www.eyecare.com.br
 

PressPágina

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011