x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

05 h 23

Quarta-feira, 13 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


10/02/2015

Durante o carnaval proteja a saúde dos olhos

No carnaval é preciso ter cuidado redobrado com os olhos. Além das irritações ocasionadas pelo uso de muita maquiagem, glitter e a temida espuma de carnaval, a época é bastante propícia para disseminação de outras contaminações como a conjuntivite. As crianças, principalmente, precisam de maiores cuidados nesse período.

Segundo o oftalmologista Sebastião Ferreira Neto, do Oftalmed – Hospital da Visão, ao menor sinal de irritação as pessoas devem lavar os olhos abundantemente com água fria corrente, evitar coçar o local e caso os sintomas não desapareçam procurar um médico imediatamente. “Um erro muito comum é automedicação principalmente com colírios, o que podem agravar muito a situação”, explica ele.

Outra característica das folias de carnaval são as grandes aglomerações um ambiente propício para a propagação rápida da conjuntivite. “Em épocas de feriados como este sempre temos um aumento de casos de conjuntivite. Embora seja muito comum, é uma doença que caso não seja devidamente tratada pode trazer danos à visão”, ressalta o médico.

O que acontece também durante o período de carnaval é que as pessoas não dormem o suficiente, ficando já com os olhos sensibilizados. Esses fatores se tornam ainda mais agressivos à visão. “Aquelas pessoas que brincam o carnaval durante o dia, ao ar livre, precisam redobrar a proteção aos raios ultravioletas com óculos escuros de qualidade”.

Para os usuários de lentes de contato, o cuidado deve ser redobrado. O oftalmologista explica que não se devem usá-las no mar ou piscina, porque os fatores externos (vento, areia, água salgada, cloro e suor) podem afetar a integridade das lentes e com isso, prejudicar a saúde dos olhos. Ele aconselha também a não utilizá-las na hora do mergulho. “O contato com a água do mar, ou de piscina pode contaminar as lentes com bactérias ou fungos”, completa. Vale alertar também para a higienização, que deve ser feita com produtos apropriados e da maneira correta.


 


Destak Comunicação

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011