x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

14 h 27

Sábado, 21 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


17/03/2015

Pergunte ao doutor: Hábitos corriqueiros que podem afetar a saúde ocular

Um dos sentidos mais delicados e suscetíveis aos problemas causados pelos próprios indivíduos é a visão. Isto porque, no dia a dia, alguns hábitos que parecem comuns, podem trazer sérios prejuízos à saúde ocular. Usar colírios sem indicação médica, compartilhar produtos como maquiagens ou tomar banho com lentes de contato, por exemplo, são apenas alguns deles.

 
Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 80% dos casos de cegueira resultam de causas previsíveis ou tratáveis. “É muito importante saber diferenciar o que prejudica os olhos e cultivar hábitos saudáveis visando a prevenção. Isto inclui a realização de consultas e exames médicos periódicos, alimentação equilibrada, e cuidados básicos diários”, alerta o oftalmologista Richard Yudi Hida. 

 
Mas quais seriam esses cuidados? Dr. Richard responde as principais perguntas. 

 
Posso tomar banho com as lentes de contato?    
     Não é recomendável tomar banho de chuveiro ou de piscina com as lentes de contato, já que as impurezas da água podem danificar, estragar ou contaminar as lentes, podendo ocasionar infecções sérias na córnea. O ideal é higienizá-las com solução apropriada multiuso, indicadapelo oftalmologista. Também não se deve usar água boricada ou qualquer outra solução sem orientação médica. Lembrando que na nossa agua existe hoje um microrganismo, uma ameba, que pode causar danos irreversíveis graves nos olhos.

 
Lavar as mãos ajuda a evitar contaminações? 
     Deve-se evitar passar as mãos na região próximo aos olhos, principalmente após pegar o metrô ou pegar no corrimão do ônibus, por exemplo. Por isso, é fundamental lavá-las regularmente, a fim de evitar infecções e contaminações. Para se ter ideia, se as mãos contaminadas de uma pessoa com conjuntivite tiver contato com esses lugares ou objetos, a doença pode ser transmitida. 

 
Ao sentir irritação nos olhos, posso usar um colírio para resolver o problema?
     Todos os colírios contém formulações e medicamentos para uso específico de cada doença e também têm seus efeitos colaterais. Seu uso sem orientação médica, por desconhecimento e de forma abusiva, pode causar danos irreversíveis aos olhos, como glaucoma e catarata, no caso de colírios com corticóides, por exemplo. Vale lembrar que não se deve compartilhar os colírios com outra pessoa.

 
Posso usar óculos de sol mesmo nos dias nublados?
     Sim. Tão importantes quanto nos dias claros e quentes, os óculos de sol são indispensáveis também nos dias nublados, pois há incidência de raios ultravioleta, que podem danificar estruturas oculares, como o cristalina, córnea e retina. Ao escolher o acessório, é preciso um cuidado redobrado, pois muitos passam a sensação de proteção, quando, na verdade, não oferecem nenhum tipo de filtro contra a radiação solar (ultravioleta). O ideal é comprá-los em óticas idôneas, onde há equipamentos que podem medir o nível de proteção das lentes contra os raios solares.
 
Quais os riscos de compartilhar ou emprestar a maquiagem a uma amiga?
     Muitas mulheres cometem o erro de compartilhar a maquiagem com as amigas. Alguns objetos, como lápis e rímel, por exemplo, podem conter bactérias contaminadas da flora da pele e cílios, causando assim, alergias ou infecções na córnea e conjuntiva. A maquiagem fora do prazo de validade também pode desencadear intolerância, infecções e alergias gravíssimas devido a proliferação de bactérias e fungos.

 
Assistir televisão em um ambiente totalmente escuro pode prejudicar a saúde dos olhos?
     Não se tem evidência que assistir televisão no escuro cause danos permanentes nos olhos, porém pode causar danos temporários de “cansaço” ocular caso o contraste da tela da TV não esteja apropriado para o ambiente escuro ou até mesmo com contraste apropriado. Como a lesão ocular é temporária, após descanso mental e físico dos olhos e do corpo, a recuperação é total. 

 
Sobre Dr. Richard Yudi Hida
Dr. Richard Yudi Hida é um dos maiores cirurgiões oculares reconhecido mundialmente. Há quase 20 anos, Dr. Richard Yudi Hida atua na área de oftalmologia clínica e cirúrgica, no tratamento das mais variadas doenças visuais.
O profissional é especializado em oftalmologia pelo Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo. Foi Fellow nas 2 melhores Universidades do Japão (Keio University- School of Medicine e Kyorin University) onde dominou várias áreas da oftalmologia cirúrgica. 
Atualmente, é chefe do Setor de Catarata do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, responsável por cerca de 500 cirurgias por mês. É também diretor técnico do Banco de Tecidos Oculares da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, responsável por coordenar a distribuição de tecidos oculares desta instituição.
O profissional ainda é membro da equipe de Transplante de Córnea da Santa Casa de São Paulo. É médico voluntário, colaborador e membro do Grupo de Estudo em Superfície Ocular do Departamento de Oftalmologia da Universidade de São Paulo (USP), responsável por orientar inúmeras pesquisas internacionais sobre tratamento e diagnóstico de doenças da superfície ocular.

 

 

 

 

 
 


Dezoitocom

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011