x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

08 h 40

Domingo, 22 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


26/11/2015

Teste do olhinho deve ser feito em crianças até um ano de idade

Problemas oculares na infância são muito comuns. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, cerca de 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis quando detectadas precocemente. O que muita gente não sabe é que cerca de 90% do desenvolvimento da visão ocorrem até os dois anos de idade. Quando a alteração ocular não é corrigida na infância, acarreta prejuízos para o resto da vida. As duas principais causas de cegueira evitável no Brasil são a catarata e a falta de óculos.
 
No Distrito Federal, a Lei Distrital 4.189, de 2008, tornou obrigatório a realização do “Teste do Olhinho” nos recém-nascidos nas unidades da Rede Pública de Saúde do Distrito Federal.
 
Para falar sobre o assunto o Programa Revista Brasil entrevistou o médico oftalmologista, Hilton Medeiros.
 
“O teste do olhinho vai me dizer se essa criança tem alguma opacificação no meio, alguma coisa que tá impedindo a luz de seguir o caminho natural dela dentro do olho. Se tiver algum problema impedindo ela terá que ser tratada antes dos dois anos para que a luz comece a fazer a função de estímulo para que as conexões cerebrais se forme. Quando esta criança é tratada após os dois anos de idade ela jamais vai conseguir ter uma visão perfeita, informa Medeiros.
 
Caso a sua cidade não tenha o teste, o médico dá uma dica fácil: basta tirar foto da criança e se o olho tiver branco na primeira, segunda e terceira foto significa problema no olho. O normal é o olho vermelho.
Rádio EBC

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011