x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

07 h 29

Terça-feira, 25 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


21/03/2016

Secretaria de Saúde inicia nova etapa do programa Olhar Bem

A Secretaria de Estado da Saúde inicia a segunda etapa do Programa Olhar Bem, com credenciamento de prestadores de serviços para oferta de consultas, exames e cirurgias de catarata para todo o Piauí. Em um formato diferenciado da primeira etapa, quando foi realizado em formato itinerante, o Olhar Bem vai atender a todos os territórios do estado.

Para cada região, serão ofertadas mensalmente 200 consultas, 800 exames diagnósticos e 100 cirurgias de catarata. Totalmente gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como explica Francisco Costa, secretário da Saúde. Será beneficiada a população a partir de 60 anos, triadas pela Unidade Básica de Saúde(UBS) do município, e pacientes com outros tipos de cataratas, como: congênita, traumática e medicamentosa.

“Vamos oportunizar consultas, exames e cirurgias de catarata mais próximo da população piauiense, de uma forma que poderemos contemplar tanto os pacientes que já foram atendidos no grande mutirão do Olhar Bem, em dezembro e janeiro, como também os pacientes que não puderam participar da primeira etapa”, explica Costa.

De acordo com o secretário, a “expectativa é que, em abril, já iniciem as atividades, tão logo haja prestador habilitado e com contrato assinado". O edital de credenciamento para prestador está disponível no portal da Secretaria da Saúde no endereço www.saude.pi.gov.br.

Na primeira etapa do Olhar Bem, foram realizadas 4.677 cirurgias de catarata, contemplando os territórios do sul do estado. Nessa segunda etapa, a assistência será de forma fixa, com a possibilidade de realizar mensalmente 100 cirurgias, com um prestador para cada região.

Esse esforço da secretaria visa descentralizar os serviços, ao tempo em que garante a resolutividade dos serviços de oftalmologia. “Quando estivemos no sul do estado, onde o vazio assistencial é maior, nos deparamos com pacientes que há anos não enxergava. Não tinha a oportunidade de vir em Teresina para realizar a cirurgia. Levamos até eles o serviço. Agora, vamos ampliar a todas as regiões”, enfatiza o secretário.

Mutirão oftalmológico em Esperantina

Outro mutirão de atendimento em oftalmologia que a Secretaria de Estado da Saúde vai realizar será no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, em Esperantina. De 1 a 3 de abril, serão atendidos 150 pacientes com oferta de consultas, exames e cirurgias de catarata e pterígio.

Todos os procedimentos serão realizados pelo SUS, portanto, gratuitos. O paciente submetido a cirurgia de catarata receberá ainda kit pós-operatório contendo colírio e óculos.


Piauí.gov

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011