x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

09 h 52

Quarta-feira, 20 09 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


23/09/2005

Busca por segunda opinião é grande

        O número de pacientes que procuram outro médico para uma segunda opinião aumentou de uns anos para cá. Os principais motivos que os levam a procurar outro especialista são desconfiança, desinteresse do médico e para confirmar o diagnóstico e a conduta. Isso é o que mostram pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo em um estudo realizado com 806 pacientes que procuraram o setor de oftalmologia de um hospital privado, na zona leste de São Paulo.
        De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho de 2005 dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, pesquisar por meio da utilização de questionários, a freqüência de pacientes que ficam insatisfeitos com o primeiro médico oftalmologista consultado e procuram uma segunda opinião e verificar que motivos geram a insatisfação com a primeira consulta e os levam a procurar a segunda opinião.
        No estudo, os pesquisadores observaram que 32% dos pacientes procuraram um outro especialista. O principal motivo para a busca de uma segunda opinião foi confirmar o diagnóstico e conduta, mas a desconfiança no médico e o desinteresse do profissional apareceram com índices de insatisfação elevados. "Fatores que podem influenciar tal panorama podem estar relacionados com a formação acadêmica do profissional, sobre o conhecimento de doenças, o que dificulta a orientação dos pacientes", explicam no artigo.
        A equipe constatou também que os hospitais, clínicas ou consultórios externos (estabelecimentos não pertencentes ao hospital pesquisado) foram responsáveis por 73% dos casos de segunda opinião, enquanto que, o hospital estudado originou apenas 27% dos casos de segunda opinião.
        Dessa forma, os pesquisadores alertam para a necessidade de os profissionais orientarem melhor os pacientes. "Devido ao crescente nível de conscientização e conhecimentos dos pacientes quanto aos seus problemas de saúde, complexidade científica e técnica da medicina, problemas legais e econômicos associados à prática médica, as atividades de segunda opinião estão ficando cada vez mais importantes".

Agência Notisa

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011