x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

00 h 30

Domingo, 23 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


27/10/2005

Central esclarece sobre doação de córneas


        A falta de informação pode estar dificultando a doação de órgãos no Estado do Pará. Após uma pesquisa com pessoas que perderam familiares e não doaram as córneas, por exemplo, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia constatou que é importante apenas lembrar a família da importância da doação.
        O assunto foi discutido nesta terça-feira (25), no auditório da Celpa, entre integrantes da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), da Sespa, e representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Serviço 192, Guarda Municipal, Polícia Civil e Instituto Médico Legal (IML). A intenção da equipe da Central de Transplantes foi orientá-los no socorro e transporte de vítimas fatais de acidentes ocorridos em vias públicas, a fim de impedir que a córnea dessas pessoas sejam inviabilizadas, caso as famílias decidam doá-las para transplante.
        A proposta do encontro foi a de discutir pontos a favor da captação de córnea de cadáveres através de práticas básicas que podem ser úteis por policiais e enfermeiros do Serviço 192 que chegam ao local onde ocorreu a morte. Na ocasião, policiais e enfermeiros foram orientados a acionar o IML para fazer o recolhimento das vítimas. A medida visa evitar que outros procedimentos atrasem a retirada do cadáver.
        Em novembro, a Central de Transplantes da Sespa vai promover um curso de três dias para capacitar os funcionários de cada uma das instituições participantes.

Agência Pará

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011