x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

18 h 30

Segunda-feira, 22 Maio 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


18/11/2005

Pacientes fariam a cirurgia de catarata no momento do diagnóstico

      Responsável por acometer cerca de 75% das pessoas com idade acima de 70 anos, a catarata é hoje uma das principais causas de cegueira em todo o mundo, podendo afetar diretamente a qualidade de vida da população. Apesar de seu tratamento ser simples, algumas barreiras de ordem socioeconômica e cultural dificultam o acesso dos portadores de catarata aos serviços de saúde. Isso é o que mostram pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo em um estudo realizado, entre setembro e novembro de 2002, com 101 pacientes da Fundação Altino Ventura.

      Todos os pacientes foram submetidos a um questionário. De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho de 2005 dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, os objetivos do trabalho foram identificar as barreiras dos pacientes para o acesso ao tratamento da catarata senil na Fundação Altino Ventura e os custos que eles têm ao longo do processo de tratamento.

      Os pesquisadores verificaram que os principais motivos de não procura pelo tratamento da catarata foram a falta de conhecimento da doença, o medo da cirurgia, a dificuldade de realização dos exames pré-operatórios, o grande número de retornos necessários até a data da cirurgia e as altas despesas do paciente com os retornos ao serviço. "Vários estudos apontam que os exames pré-operatórios para cirurgias de pequeno porte, incluindo cirurgias oftalmológicas, são desnecessários. A solicitação destes exames, assim como os gastos com transporte, contribuem para uma menor eficiência dos serviços médicos disponibilizados para indivíduos de baixa condição socioeconômica", afirmam.

      Além disso, a equipe constatou que 80% dos pacientes concordaria com a realização da cirurgia no momento do diagnóstico: "a maioria afirmou que confiava nos médicos e que gostaria da resolução rápida do problema para o restabelecimento da visão o mais depressa possível". Segundo os cientistas, a cirurgia realizada no mesmo dia do diagnóstico da catarata possibilita a solução da doença prontamente, diminuindo o número de vezes que o paciente precisa comparecer ao serviço de saúde e permitindo maior acesso da população ao tratamento cirúrgico.

      Dessa forma, eles ressaltam a importância de se estimular o tratamento da doença. "É necessário facilitar o acesso da população à cirurgia de catarata por meio de modelos assistenciais descentralizados e campanhas comunitárias de prevenção da cegueira, em que o paciente possa ter o seu tratamento prontamente, com mínimo gasto e máxima segurança e eficiência", destacam no artigo.


Agência Notisa

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011