x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

17 h 30

Quarta-feira, 26 Julho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


23/11/2005

Investigação oftalmológica diverge de dados internacionais

      As principais deficiências refrativas que acometem as pessoas são as ametropias. A miopia é como se denomina o erro de refração em que a imagem focaliza antes de chegar na retina. A conseqüência é a dificuldade de ver à distância. A hipermetropia ocorre quando o olho é mais curto do que o normal. Esse formato faz com que as imagens sejam focadas atrás da retina em vez de na própria retina, causando dificuldade de ver de perto. Já no astigmatismo, a imagem se forma em dois pontos distintos, antes ou depois da retina, gerando uma imagem ``borrada`` tanto para longe quanto para perto. Com o intuito de determinar a prevalência das ametropias em estudantes das redes pública e privada de Natal (RN), pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizaram um estudo de 2.048 olhos de estudantes matriculados no ano letivo de 2001
      Os estudantes foram divididos em grupos por ametropias e por faixa etária. De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho de 2005 dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, "a prevalência de ametropias na literatura é conflitante, principalmente no que diz respeito à miopia e à hipermetropia. Dependendo do país, a prevalência de uma é superior a de outra".
      No estudo, os pesquisadores constataram que dos erros refrativos, a hipermetropia foi o mais comum com 71%, seguida pelo astigmatismo, com 34% e pela miopia, com 13,3%. Outro dado importante é que quase a metade dos míopes e cerca de um terço dos hipermétropes tinham astigmatismo. Segundo eles, a hipermetropia aparece com uma freqüência muito alta entre as faixas etárias mais baixas, bem superior do que a registrada em outros estudos. "Não se pode dizer, no entanto, que há um decréscimo da hipermetropia e um crescimento da miopia com a idade. Outros estudos são necessários para verificar a correlação entre as ametropias e a idade", destacam.
      De acordo com a equipe, "os resultados encontrados mostraram discordância com a maioria dos trabalhos internacionais, principalmente os orientais, que apontam a miopia como o erro refrativo mais comum e corrobora com os nacionais, que mostram que grande parte das pessoas com problemas de refração são hipermétropes".
 
Agência Notisa

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011