x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

19 h 15

Segunda-feira, 11 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


15/12/2005

Instituto agiliza cirurgias de catarata

Idosos devem procurar o PAM Salgadinho para entrar na fila da cirurgia de olhos pelo SUS

Um mutirão realizado pelo Instituto de Oftalmologia de Alagoas (Iofal), em convênio com o Ministério da Saúde, vai possibilitar a realização, até o próximo dia 30, de 300 consultas e cerca de 150 cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para a população carente. A grande vantagem da ação é a agilidade. Segundo os médicos do instituto, num único dia é possível realizar o exame, diagnosticar a doença, preparar o laudo, autorizar e realizar a cirurgia.
E o paciente ainda tem o traslado gratuito, para ir ao PAM Salgadinho, onde é emitida a autorização do procedimento cirúrgico. “Eu não esperava que fosse tão rápido. Cheguei hoje cedo e já vou operar”, disse o aposentado Eraldo Augusto, que não tinha feito a cirurgia antes por causa das dificuldades de espera.
A dona-de-casa Josefa de Jesus, residente no conjunto Rosane Collor, também saiu de casa para o exame e já ficou para a cirurgia.
“É um procedimento simples, que dura cerca de 20 minutos, e depois o paciente já pode ir para casa”, explica o oftalmologista André Born.
A média normal de atendimento durante a semana é de 12 a 16 pacientes do SUS, segundo a coordenação da equipe, que conta também com os oftalmologistas Nicolaas Stefan e Waleska Donato.
Os médicos explicam que a catarata começa a aparecer, normalmente, na faixa dos 50 anos e é responsável por 80% da baixa de visão após os 60 anos. Mas também pode se desenvolver mais cedo em pacientes diabéticos, ou motivada por algum trauma.
“O paciente começa a perder a nitidez da visão progressivamente, podendo levar à cegueira”, explica Waleska. A queixa de “vista embaçada” é o primeiro sinal, mas o caminho é mesmo a cirurgia, ou a perda total da visão.
A Semana da Catarata vai até sexta-feira, mas o mutirão prossegue até o dia 30 deste mês.
Para realizar a cirurgia o paciente deve comparecer ao instituto (que fica na Avenida Norma Pimentel, no Benedito Bentes), levando CPF, Carteira de Identidade e o Cartão do SUS. O horário de funcionamento é das 6h às 17 horas. Os telefones para mais informações são: 3374 9110 e 3344 0018.

por Fátima Almeida - Repórter 


Gazeta de Alagoas

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011