x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

09 h 52

Quarta-feira, 20 09 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


18/02/2006

Olho Virtual da FMUSP será distribuído em congresso de oftalmologia

Com o mais novo tema do Projeto Homem Virtual,  é possível visualizar e compreender a  anatomia do olho e como ocorrem os erros de refração que prejudicam a visão
A Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP finalizou o mais novo tema do Projeto Homem Virtual: o Olho Virtual. Trata-se de um conjunto de imagens dinâmicas e interativas em 3D que representam de maneira clara e objetiva importantes conhecimentos oftalmológicos.
O desenvolvimento do Olho Virtual contou com o apoio da empresa Transitions, que irá distribuí-lo aos oftalmologistas, na forma de CD-Rom interativo, durante o Congresso Mundial de Oftalmologia. O evento acontece pela primeira vez no Brasil, de 19 a 24 de fevereiro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A empresa também distribuirá o Olho Virtual no exterior, para os Estados Unidos, México e países da América Latina.
As iconografias do Projeto Homem Virtual alcançaram grande repercussão pela sua capacidade de traduzir ao público leigo informações complexas relacionadas ao corpo humano.  Com o Homem Virtual, é possível visualizar e compreender em poucos minutos a anatomia, os processos fisiopatológicos e os procedimentos terapêuticos.

Objetivos  

O Olho Virtual tem a finalidade de auxiliar o oftalmologista na tarefa de explicar a seus pacientes as estruturas oculares, suas funções e os problemas de visão mais comuns. Mas sua utilização pode ser ainda mais ampla. “Assim como os demais temas do projeto, o Olho Virtual é um objeto de aprendizagem que agrega valor às iniciativas voltadas para a educação de estudantes de medicina e capacitação de agentes comunitários”, explica o Prof. Chao Lung Wen, coordenador da Disciplina de Telemedicina da FMUSP. “Pode inclusive ser empregado no treinamento de professores de escolas públicas, para que estes saibam detectar problemas de visão em seus alunos”, completa. 

Conteúdo

Como os outros 30 títulos do Projeto Homem Virtual, o Olho Virtual foi desenvolvido na Faculdade de Medicina da USP por digitais designers com o contínuo acompanhamento de especialistas (no caso, oftalmologistas do complexo HC-FMUSP e da Unifesp, além de um físico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP).
O CD-Rom é dividido em duas partes: a primeira mostra a anatomia do olho e a segunda os erros de refração e a presbiopia. Diferentemente dos desenhos constantes nos atlas médicos e dos moldes anatômicos, o Olho Virtual possibilita a visão tridimensional das estruturas internas, externas e anexas ao olho, bem como sua ligação com o cérebro, por diversos e inusitados ângulos. É possível visualizar ainda o crânio e os músculos da face, o que propicia noção espacial da localização do órgão.  
O Olho Virtual também mostra como são formadas as imagens no olho quando há erros de refração (miopia, astigmatismo e hipermetropia) e presbiopia (vista cansada). Assim, fica fácil ao paciente compreender porque ele não enxerga bem de perto ou de longe, ou porque tem uma visão distorcida dos objetos, e como as lentes podem corrigir o problema.
“O olho Virtual possui uma linguagem inovadora, que abre um canal de comunicação com o paciente”, afirma o Dr. Milton  Ruiz Alves, oftalmologista do HC-FMUSP. “É uma ferramenta que poderá ser bastante útil no nosso dia-a-dia,  pois ajudará o oftalmologista a expor com  mais clareza aos pacientes alguns conceitos relacionados aos diversos distúrbios visuais”,  completa o Dr. César Lipener, oftalmologista da Unifesp.

Sobre o Congresso

Organizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o Congresso Mundial de Oftalmologia é um dos maiores eventos da área oftalmológica no mundo. Realizado pela primeira vez na América Latina, teve o Brasil escolhido como país sede em 2006. O próximo congresso, em 2010, será em Hong Kong, na China.

Serviço

Congresso Mundial de Oftalmologia 2006
Data: 19 a 24 de fevereiro
Local: Transamérica Expo Center & Hotel
Endereço: Av. Nações Unidas, 18.591
São Paulo – SP
Site: www.ophthalmology2006.com.br

Onde receber o Olho Virtual:
Transitions Optical
Estande 4007


Transitions Optical

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011