x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

00 h 16

Sábado, 18 Novembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


14/03/2006

2020 terá 11 milhões de cegos por conta do glaucoma

O glaucoma faz parte de um grupo de doenças que têm em comum o aumento da pressão ocular. Nos Estados Unidos, já atingiu pelo menos dois milhões de pessoas. Dessas, 900 mil são dadas como ‘incapacitadas’ e 80 mil como ‘legalmente cegas’.
Estudo publicado recentemente no British Journal of Ophthalmology indica que haverá 60 milhões de pessoas sofrendo de glaucoma em 2010 e 80 milhões em 2020. Os mais afetados pela doença são mulheres, asiáticos e africanos.
“No Brasil não há dados precisos, mas vale enfatizar que o glaucoma se, por um lado, é uma doença que pode levar à perda total ou parcial da visão, por outro é passível de prevenção”, diz Renato Neves, PhD em Oftalmologia e diretor da rede Eye Care.
“Quando a pressão ocular está muito alta, podem ocorrer danos ao nervo ótico. Esses danos inicialmente podem formar pontos cegos nas regiões periféricas do olho e causar a cegueira lateral. Esse é um dos principais sinais do glaucoma.”
Segundo o médico, quando o paciente não é submetido a um diagnostico precoce, o campo de visão encolhe e a pessoa começa a perder inclusive a visão central, sendo impedida de exercer atividades como ler e assistir televisão. “Como é uma doença progressiva e silenciosa, quem não tem condições de passar por exames preventivos periódicos está sujeito a desenvolver a doença e só procurar ajuda depois de já ter comprometido boa parte da visão.”
Neves diz que até os 40 anos, a pessoa deve passar por um exame completo de visão de três em três anos; entre 40 anos e 65 anos, esse período diminui para dois anos; após os 65 anos, os exames devem ser anuais.
Dr. Renato Neves é PhD em Cirurgia Plástica e diretor da rede Eye Care.

Ex-Libris Comunicação Integrada

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011