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Quarta-feira, 28 Junho 2017

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20/06/2005

INSTITUTO DA VISÃO DA UNIFESP DIVULGA RELATÓRIO SOBRE A SITUAÇÃO VISUAL DOS TRABALHADORES

O Instituto da Visão, órgão suplementar do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, está divulgando "Relatório sobre a Situação Visual dos Trabalhadores", baseado nos resultados de pesquisa encomendada pelo Sindicato da Indústria Ótica - SINIOP, com o objetivo de identificar no público-alvo (trabalhadores da indústria na capital de São Paulo) a proporção de pessoas que necessitam de correção visual, mas não utilizam óculos nem lentes de contato regularmente. <BR><BR> O estudo, aplicado junto aos empregados do setor industrial da cidade de São Paulo, concluiu que mais da metade do público avaliado ( 58%), apresenta algum tipo de queixa, com necessidade de correção. Entretanto, grande parte deles nunca havia consultado um médico oftalmologista ou não usam óculos ou lentes de contato pelos mais diversos motivos, principalmente porque "acham" que enxergam bem e não precisam de óculos (45%). <BR><BR> Apesar da predominância masculina no setor, atuando em funções operacionais, as mulheres são as mais necessitadas (38%) em relação aos homens (28%), principalmente após os 40 anos. Em média, a idade de quem precisa de correção visual é maior ( 36 anos) em relação à de quem não precisa ( 29 anos). Observa-se grande concentração de pessoas mais velhas com necessidade de correção visual - 70% das pessoas na faixa etária de 40 a 49 anos e 100% das pessoas com 50 anos ou mais, em virtude da presbiopia ( dificuldade para enxergar de perto, decorrente da idade). <BR><BR> Outra conclusão significativa é que as empresas, mesmo as que incluem plano ou seguro de saúde na cesta de benefícios, não se preocupam com a saúde visual de seus empregados: a maioria não submete seus funcionários a exames oftalmológicos há mais de três anos. <BR><BR> O Instituto da Visão da UNIFESP tem um interesse muito grande em relação aos problemas visuais dos trabalhadores e as conseqüências sociais que eles acarretam. Além do atendimento em suas unidades, desenvolve anualmente campanhas comunitárias, como mutirões para detecção e tratamento de Catarata, Diabetes, Glaucoma e Uveíte, em diversas regiões do Brasil. Só em 2004, essas ações geraram 21 mil atendimentos. <BR><BR> A íntegra da pesquisa está disponível no site www.institutodavisao.org.br
Assessora de Comunicação do Instituto da Visão

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