x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

06 h 43

Terça-feira, 12 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


04/10/2006

Obesos estão mais sujeitos a perder a visão


Excesso de gordura impede a chegada de vitaminas aos olhos

Não são apenas as pessoas acima de 65 anos as maiores vítimas de doenças que levam à cegueira total. Segundo médicos do Royal National Institute for the Blind, do Reino Unido, crianças e adultos obesos têm o dobro de chances de se tornarem completamente cegas. “Uma das causas principais é que o tecido gorduroso aumenta a resistência à entrada de glicose na célula e essa gordura impede o trânsito de vitaminas até os olhos”, diz o médico oftalmologista Renato Neves, diretor da Eye Care Oftalmologia.

Outro agravante da obesidade é a incidência de diabetes. Entre 80% e 90% dos adultos diabéticos estão acima do peso. No Brasil, a doença atinge cerca de 7% da população adulta e é uma das responsáveis por graves alterações na retina.

“A retinopatia diabética é uma das principais causas da cegueira. A doença provoca alterações na retina que podem formar microaneurismas, hemorragias e inchaços, devido às alterações vasculares causadas por dificuldade de irrigação”, diz o médico.

Tanto a obesidade como o diabetes podem ser controlados por meio de atividades físicas regulares, dieta alimentar balanceada e restrição do fumo. “O acompanhamento oftalmológico deve ser constante, já que o comprometimento da retina pode ser assintomático, sem alterações aparentes na qualidade da visão", diz o especialista.

Neves alerta que a obesidade deve ser tratada com rigor para evitar que os problemas de visão tomem grandes proporções. Segundo o médico, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno são capazes de reduzir em mais de 80% o risco de cegueira.

Assessoria de imprensa Eye Care Oftalmologia

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011