x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

00 h 16

Domingo, 25 Junho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


17/10/2006

Triquiase


Especialistas Norte-Americanos pensam reduzir a ocorrência de triquiase

Um ensaio clínico realizado por investigadores do Instituto do olho Wilmer e do Instituto dos Estados Unidos concluiu que uma só dose de “azithromycin”, um fármaco que se administra oralmente depois de uma cirurgia para corrigir a triquiase, reduz um terço a possibilidade de voltar a sofrer deste problema das pestanas; que produzida pela bactéria do tracoma ameaça seriamente a visão e pode mesmo provocar cegueira. Os resultados dos estudos publicados pelo Instituto de Saúde Norte-Americano nos “Arquivos de Oftalmologia”, são positivos, porque permitem evitar a recorrência da triquiase.

A triquiase é uma afecção onde as pálpebras se desviam para dentro e as pestanas ficam voltadas para o olho, provocando cicatrizes e produzir a perda de visão. Esta patologia é produzida pela bactéria que causa o tracoma, uma infecção ocular que é uma das causas mais importantes de cegueira no mundo.

O tracoma adquire-se em contacto com moscas ou outros insectos com roupa ou objectos que têm a bactéria, ou por contacto com pessoas infectadas; a sua presença é mais comum nas zonas pobres como Africa, pois têm escasso acesso a água limpa e ao tratamento de resíduos e serviços sanitários em geral.

”Este estudo ilustra a importância de ensaios clínicos para encontrar tratamentos para doenças que afecta muitas pessoas em todo o mundo”, afirmou Elias Zerhoundi director do Instituto norte-americano de Saúde:”Se considerarmos que 11 milhões de pessoas em todo o mundo desenvolvem triquiase por ano podemos ver o impacto que o resultado dos estudos pode ter para prevenir futuras perdas de visão”.

“As cirurgias às pálpebras para prevenir a cegueira apresentam altas taxas de recorrência de triquiase, mais de 50% em algumas áreas” afirma Sheila West, do Instituto do Olho Wilmer e titular da investigação, pelo que destacou que “administrando uma só dose de azithromycin, depois da operação reduzem aproximadamente 33% a possibilidade de recorrência de triquiase.”

Neste estudo, a infecção com a bactéria que causa tracoma estava presente em 19% dos adultos com triquiase, na zona de Wolayta, na Etiópia, onde se realizou o ensaio clínico. Mais de 77% dos pacientes, segundo os especialistas eram mulheres que em geral sofriam desta doença, quatro vezes mais que os homens, devido ao contínuo contacto com crianças infectadas.

Medicina TV - Portaloptico.com

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011