x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

08 h 35

Domingo, 20 08 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


16/11/2006

Ratos recuperam visão após implante de células tronco


Determinadas células da retina implantadas em um rato adulto podem gerar novos fotorreceptores, o que indica uma nova via para regenerar os que são perdidos em muitos tipos de cegueira, ajudando a restabelecer a visão. Assim afirma um trabalho publicado no último número da revista Nature, cujos autores extraíram células da retina imaturas de ratos recém-nascidos, aproveitando o momento em que normalmente há a geração de muitos fotorreceptores e os transplantaram em retinas de ratos adultos.

Robin Ali, do Instituto de Oftalmologia do University College de Londres, e outros colegas mostram em seu trabalho que as células se diferenciam, formam conexões sinápticas e, quando transplantadas a ratos afetados por degeneração da retina hereditária, melhoram a resposta dos roedores à luz.
Os cientistas descobriram que isso era possível apenas quando usadas células precursoras em um momento determinado, ou seja, quando as células param de se dividir frente a células-tronco proliferantes.

Os resultados do estudo indicam que as células precursoras derivadas de células-tronco adultas ou embrionárias de procedência humana poderiam também servir para restabelecer a visão.

Ao mesmo tempo, questionam a hipótese de que as células-tronco ofereçam melhores possibilidades para restabelecer tecidos.

EFE

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011