x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

05 h 52

Sexta-feira, 18 08 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


17/11/2006

Lentes de contato exigem cuidados especiais


Os usuários de lentes de contato devem estar atentos e redobrar os cuidados necessários à sua assepsia, para manter a integridade das lentes e a saúde ocular

No mundo inteiro 95 milhões de pessoas fazem uso de lentes de contato. Práticas e discretas, além de oferecer conforto, não interferem no visual, o que explica o fato de a maioria dos 2,5 milhões de usuários no País (segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria - SOBLEC, 2% da população brasileira) serem mulheres e adolescentes. Outro grupo importante de usuários são os atletas.

Hoje, além de mais acessíveis ao bolso da população, o mercado oferece lentes rígidas (duras) e hidrofílicas (gelatinosas) para quase todos os problemas de visão, como astigmatismo, presbiopia (vista cansada), miopia e hipermetropia. Até mesmo as crianças podem usar lentes de contato, dependendo da sua idade e nível de compreensão.

Estudo recente da SOBLEC* apontou que 70% dos usuários de lentes de contato começam seu uso por meio da indicação de médicos oftalmologistas. Entretanto, há um alto número de desistências, devido ao temor de possíveis complicações, que podem ser evitadas, bastando para isso seguir as orientações do oftalmologista.

Os usuários de lentes de contato, principalmente as descartáveis, devem estar atentos e redobrar os cuidados necessários à sua assepsia, para manter a integridade das lentes e a saúde ocular. Por falta de orientação, alguns pacientes têm complicações pelo uso de substâncias inadequadas, como o soro fisiológico, de fácil contaminação, ou mesmo água da torneira. Os casos mais graves podem resultar na necessidade de transplante de córnea.

Está provado que a maioria dos problemas são resultado do uso inadequado e de falha na higienização das lentes ou dos seus estojos. Há alguns anos, os pacientes reclamavam do grande número de produtos e o ritual necessário para limpeza e manutenção das lentes. Isso levava tempo e dinheiro. Hoje existem soluções multiuso, como o OPTI-FREE Express® - solução de desinfecção multi-propósito, que limpam, enxáguam, desinfetam, hidratam e removem proteínas de uma só vez, com segurança e conforto. Além da garantia de qualidade Alcon, líder mundial em produtos oftalmológicos, OPTI-FREE Express® é a primeira a ter o selo “Aprovado pela SOBLEC”.

Consulte regularmente seu oftalmologista

A Alcon

A Alcon é uma empresa voltada à saúde ocular, com produtos e serviços de qualidade única, destinados a preservar, melhorar e restabelecer a visão, com excelência de qualidade. Produz e comercializa toda a linha de produtos oftálmicos, como soluções para lentes de contato, lentes intra-oculares, medicamentos e equipamentos cirúrgicos modernos e avançados, dentro de conceitos científicos e padrões de qualidade que justificam sua grande reputação com a classe médica.

Líder no mercado mundial de oftalmologia, possui 15 fábricas instaladas em todo o mundo e seus produtos estão disponíveis em 180 países, inclusive no Brasil, onde atua há 35 anos.

E é para isso que a Alcon trabalha: para garantir a qualidade da sua visão em todas as etapas da vida, da infância à melhor idade.

Elenice Cruz

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011