x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

02 h 23

Terça-feira, 30 Maio 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


21/11/2006

Gorduras trans e radicais livres podem gerar problemas na visão


A Degeneração de Retina, que leva à perda de visão, pode ser prevenida com hábitos alimentares saudáveis

Reconhecidos mundialmente como inimigos da beleza, da boa forma e da saúde, antigos vilões como as gorduras trans e os radicais livres podem causar danos a uma outra função importantíssima do corpo humano: a visão. Isso acontece porque os radicais livres vão se acumulando nas células da retina podendo, com o tempo, até provocar a sua morte. Esse processo é conhecido como degeneração da retina.

“O envelhecimento precoce da retina pode ser desencadeado pelo consumo excessivo de gorduras polissaturadas, presentes nas frituras; e de gorduras trans, comuns em alimentos industrializados como bolachas, biscoitos e congelados”, esclarece o Dr. Jorge Mitre, presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e sócio-diretor do HOSP – Hospital de Olhos de São Paulo.

Doença gravíssima, que pode levar à cegueira da visão central, a Degeneração da Retina pode ser prevenida pelo controle do envelhecimento do organismo. Medidas saudáveis como praticar exercícios físicos, não fumar, não ingerir gorduras polissaturadas e gorduras trans, além de controlar os níveis de colesterol sangüíneo, glicemia e pressão arterial também podem se refletir na manutenção da boa visão.

Exatamente como acontece com as doenças do coração, a obesidade também constitui fator de risco para a Degeneração de Retina. “Salvo raras exceções, as pessoas obesas possuem pressão arterial mais alta, níveis de colesterol elevados e costumam se alimentar erradamente, com alta ingestão de gorduras. Todos estes são fatores agravantes para a doença”, analisa o presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

Prevenção no prato

A ingestão correta de alimentos como frutas, verduras, carnes magras e azeites virgens proporciona melhor funcionamento das células e menor formação do “lixo” celular, os radicais livres, que são os causadores da degeneração das células. “O metabolismo das células da retina é muito intenso e complexo, pois produz a visão. A ingestão de alimentos com alto teor de vitamina A, B e C é de extrema valia, assim como aminoácidos como luteína e riboflavina. Frutas, cenoura e brócolis são ricos nestas substâncias”, ensina o Dr. Jorge Mitre.

O primeiro sinal da Degeneração da Retina é a perda da visão de detalhes. Quando a doença já está instalada a Terapia Fotodinâmica, injeção intra-ocular de substâncias inibidoras da proliferação de vasos sangüíneos, corticosteróides de longa duração ou cirurgia são os tratamentos mais indicados na maioria dos casos.

Pólo de referência em Oftalmologia

O HOSP - Hospital de Olhos de São Paulo – é uma das mais conceituadas instituições especializadas em Oftalmologia do país. Com duas unidades, cirúrgica e de diagnósticos, localizadas na zona norte da capital paulista, é referência nos tratamentos das patologias relacionadas à retina, oferecendo atendimento em sub-especialidades como córnea, glaucoma, superfície ocular, estrabismo, catarata, tumores, plástica ocular e vias lacrimais.

Contando com corpo clínico diferenciado, composto por cerca de 35 profissionais, dentre os quais vários mestres e doutores, o HOSP possui a mais alta tecnologia para exames e procedimentos cirúrgicos como Excimer laser próprio para correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia. O HOSP atende aos segurados de 49 convênios de saúde, realizando 26 tipos de exames em 43 especialidades.

A instituição é dirigida pelo Dr. Jorge Mitre, atual presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, e possui um dos principais serviços de retina do Brasil, que realiza cirurgias de alta complexidade para Descolamento de Retina em Diabetes, Terapia Fotodinâmica e injeções intraoculares de Anti-VEGF. Com hospital próprio, que agiliza as internações, e atendimento 24 horas por dia, a instituição realiza grande número de transplantes de córnea e está iniciando serviço de braquiterapia para tumores intra-oculares.

Sobre Jorge Mitre

Doutor em Oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina, Jorge Mitre é o atual Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), fundou e dirige o Hospital de Olhos de São Paulo – HOSP, uma das mais conceituadas instituições especializadas em Oftalmologia do país que, há quase 20 anos, é referência nos tratamentos das patologias relacionadas à retina.

Com passagens por instituições de renome internacional como Smith-Kettlewell Institute of Visual Sciences e Department of Visual Sciences of the University of the Pacific, em San Francisco, Califórnia, e Eye Research Institute of Retina Foundation, em Boston, Massachusetts, ambos nos Estados Unidos, Jorge Mitre é o médico responsável pelo Setor de Cirurgia do Vítreo e Orientador do Setor de Cirurgia de Vítreo-Retiniana do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Considerado uma sumidade na área de Retina e Vítreo, ele atua como Orientador e Professor do Setor de Cirurgia de Vítreo-Retiniana do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC. Além disso, é Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Ecografia em Oftalmologia, Membro Titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da American Society of Catarart and Refractive Surgery e da Academia Americana de Oftalmologia e Vítreos.

Conferencista internacional, Jorge Mitre também é autor de capítulos de vários livros e tem trabalhos publicados em revistas de Oftalmologia. Dentre as premiações conquistadas, vale destacar o I Prêmio Mediphacos – Synergetics de Oftalmologia e o Prêmio Alcon de Retina e Vítreo.

Hospital de Olhos de São Paulo

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011